Se você percebeu um aumento no valor da conta, é possível solicitar a “Contestação da Fatura”.
Mas antes é importante você refletir se houve mudança de hábitos em sua casa, especialmente nesse período de Pandemia do Covid-19, em que a recomendação das autoridades de saúde é ficar em casa.
Se você e sua família estão em casa, aumentaram a frequência de banhos quentes e passaram a preparar suas próprias refeições, haverá um natural aumento no seu consumo e, consequentemente, no valor da sua conta.
*O nosso horário de atendimento é de segunda a sexta de 8h às 20h e sábado de 10h às 16h.
TARIFAS OU SERVIÇOS
Verifique na conta se existem cobranças de taxas, serviços ou parcelamentos. Há também a possibilidade de alteração da tarifa no referido período.
CONSUMO
É muito comum que as variações de consumo aconteçam em função das estações do ano e condições climáticas. Para identificar se houve variação real, compare sempre o consumo do inverno com o mesmo período do ano anterior. Para o verão, vale a mesma regra.
O acúmulo de consumo também é comum e normalmente acontece quando o técnico de leitura não consegue acesso ao medidor de gás e, por isso, o volume de gás consumido no mês só é registrado no mês seguinte.
A fatura de gás natural é calculada em metros cúbicos mediante o consumo registrado em seu medidor, sendo que o cálculo é realizado por faixas de consumo e cada faixa tem um valor de tarifa distinto. As faixas são de 0 a 7, de 8 a 23, de 24 a 83 e acima de 83 m³. Caso o seu consumo tenha aumentado, é possível que você tenha atingido outra faixa de consumo. Para mais informações sobre tarifas e faixas de consumo, confira Quero entender o valor da minha conta.
Sabemos que uma das mudanças de hábito neste período é a quantidade de pessoas durante todo o dia em casa, o que acaba resultando em um consumo maior.
ESCAPAMENTO DE GÁS
Você sente cheiro constante de gás ou detectou algum escapamento? Entre em contato conosco e enviaremos uma equipe da emergência. Caso o escapamento seja identificado e esteja acima dos limites de segurança, o fornecimento de gás natural será interrompido e o reparo só pode ser realizado por uma empresa especializada.
O escapamento de gás pode ocorrer nos equipamentos, conexões e tubos flexíveis. Para evita-lo, siga a recomendação de manutenção periódica. Para mais informações confira Quando devo fazer manutenção em meus equipamentos a gás?.
CAPACIDADE DO AQUECEDOR
A capacidade de seu aquecedor deve estar relacionada com a necessidade de seu consumo.
SUBSTITUIÇÃO DO MEDIDOR
A substituição de medidores é feita para garantir segurança em cada unidade abastecida pelo gás natural. Na maioria dos casos, os aparelhos obsoletos travam ou não registram a real passagem de gás para o imóvel. Quando a marcação fica normalizada, o consumo correto pode sofrer alguma alteração.
ERRO DE LEITURA
No momento da leitura do consumo de gás, podem acontecer erros operacionais de registro. Observe se a leitura no medidor é menor do que a leitura informada em sua conta. Se for, comunique a diferença imediatamente e sua conta será recalculada.